domingo, 24 de maio de 2009

Ana e Pedro – Cartas

Vivina de Assis Viana e Ronald Claver

Resumo

Ana mora em São Paulo, gosta de ler, de ir ao cinema, de estar à beira-mar, coleciona cartas e lápis. Nas cartas ela fala das praias paulistas, no José Wilker, e que quer votar no Covas;

Pedro é de Belo Horizonte, gosta de futebol, até joga em um time, escreve poesias, ama as montanhas. Ele fala na professora de Geografia. Que vai ao comício do Lula e nas montanhas que aconchegam a capital mineira.

Eles se conhecem graças a Malu, amiga de Pedro que Ana conheceu em Cabo Frio nas suas últimas férias.

No início Pedro acha que é uma brincadeira dos amigos. Ana não tem muita confiança sobre Pedro, não sabe se ele irá responder. Mas de forma que o tempo vai passando um acredita na existência do outro.
Durante um ano eles trocam cartas. E também livros e poesias.

Pedro descobre que o T. após o nome de Ana nas cartas era de Ternura, Ana Ternura.

Os dois sonham em um dia se encontrar, até combinam roupas e o que levarão para se conhecerem. A relação entre os dois vai se estreitando e a cada vez mais vontade de se conhecerem pessoalmente cresce.

Meu comentário: O livro é bem legal, sem ter aquelas narrativas “melosas”, Ana e Pedro fazem parte de uma linda história de amor.

O mais interessante é que eles se correspondem por cartas, mesmo com a existência do telefone. Hoje em dia fazemos amigos pela Internet, amigos de todos os cantos do Mundo sem sair de casa.

A pessoa que ler este livro poderá dar vários finais pra essa história. Cada vez que ler pensará coisas diferentes, e isso é o bom. Você mesmo poderá tirar conclusões de como será o final do romance. Existem muitos livros em que a história acaba nos felizes para sempre ou em alguma tragédia e assim por diante, então alguns leitores lêem e acham chato, não gostam. Cada pessoa tem opiniões diferentes sobre o que está escrito nos livros.

Caroline

101 comentários:

  1. Caroline,

    tudo bem?
    Tive a maior surpresa com esse comentário de "Ana e Pedro", livro que escrevi com o Ronald, há tanto tempo, vinte anos!
    Gostei muito de tudo o que você disse, de verdade! A Ana ficou muito feliz, eu também, e posso te garantir que o Pedro e o Ronald também...

    Beijos da

    Vivina de Assis Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro pq ai em cima é vivina mesmo --' kkkkkkkkk

      Excluir
    2. FAKE LVL 9999999999999

      Excluir
    3. Oi pessoal, bom estou no oitavo ano, e estou lendo esse livro agora !!! Adorei saber que ainda há pessoas que se comunicam por cartas. Adoro esse estilo!! Um bj aos autores !!! Vcs são ótimos ♥♥

      Excluir
  2. Caroline!
    Gostei muito do teu comentário sobre o livro.E da relação que você fez das cartas com a internet hoje. Também achei importante você perceber o final aberto da obra e de como isso pode dar asas à imaginação do leitor. Como você teria imaginado a continuação da história?

    ResponderExcluir
  3. Vivina!
    Que surpresa maravilhosa receber a tua visita ao blog. Gostaria de poder contatar contigo, mas não achei nenhum email. Tenho certeza que essa visita irá ser muito estimulante para a Caroline e os colegas. Esperamos receber novamente sua visita. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivina..
    Que bom que gostou da forma em que interpretei seu livro, um romance como este de "Ana e Pedro" não encontramos mais nos dias atuais!
    Espero ainda ter contato com você..
    Beijos
    Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. encontra sim! eu estouu lendo ele para um trabalho de escola, e encontrei ele facilmente pela net! bjus Camilla

      Excluir
    2. tem a resposta no livro

      Excluir
  6. Caroline,

    que ótimo te reencontrar!
    Ontem, por uma série de coincidências, encontrei Marli, sua professora, e disse a ela que havia visto esse blog no "Google", enquanto eu pesquisava sobre mim, e depois não vi mais...
    Assim, fiquei sem saber se você havia lido/visto meu comentário, e claro que eu queria saber! Sou como a Ana, quero saber tudo!
    Hoje, agora, outra surpresa: você me respondeu no dia 04 de junho, dia do meu aniversário! Tá vendo quanta coincidência???

    Beijo carinhoso, e boas leituras, sempre!

    Vivina.

    ResponderExcluir
  7. Professora..
    O meu final para essa história seria de que eles se encontrassem.. Namorassem um tempo e depois se casassem, mas no meio disso teriam muitos mistérios, confusões, e acima de tudo a certeza do amor que um sentia pelo outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline,

      Fiz esse livro baseado em vocês, lembro com clareza de você e suas paixonites, você parece muito com Ana rsrsrs só usei um codinome para proteger seu nome... nunca vou me esquecer de você e fico muito feliz que tenha gostado do livro, leia ele de novo substituindo o ANA por CAROLINE, vai achar muito sua cara.
      Um Beijão...
      ps. vocês continuam juntos?

      Excluir
  8. aaaah, eu adorei Ana e Pedro!!! Perece demais comigo :)
    Na biblioteca do colégio, sempre passava por ele com certa curiosidade:" poxa vida Jam (Angelina, minha parceira de biblioteca)... que legal deve ser esse livro.. só de cartas e antigo!", mas os livros que eu precisava ler sempre me sufocavam...rsrsrs
    Ai um dia eu estava p da vida,esqueci os livros que precisava ler, pegei Ana e Pedro, sentei e lí!!
    "Carambolinhas, a Ana gosta de ir a papelarias!" e outros comentários bobinhos surgiram...
    Metade das minhas amigas já leram do tando que eu falo dele... rsrs

    Carolina com A no final.

    ResponderExcluir
  9. Procurando pelo livro achei seu blog... Eu li esse livro qdo tinha 13 anos (estava na 7ª série; isso em 1992). Hoje tenho 32 anos e minha filha 10. Doei meu livro para uma biblioteca depois de andar com ele debaixo do braço por mtos anos. É engraçado pensar q hj as pessoas se encontram pela internet e nem se quer imaginam q historias comoa de Ana e Pedro eram possíveis no passado. Esse livro fez parte da minha vida, assim como tantos outros. Mas se me pergutarem por um livro não saberia dizer, mas dois... Ana e Pedro (sempre) e Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco). Parabéns pela dica e obrigada pelo resumo do livro e por trazer meus 13/14 anos a tona...

    ResponderExcluir
  10. Amei o seu livro!
    Queria perguntar, onde vc acha tanta inspiraçao.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. adoro perico BASUYAGBSUIGASUIGAYUISGAUIYSGUAYGSYUG

    ResponderExcluir
  13. Diana
    adorei conhecer o blog parabéns pelo seu
    trabalho MARLI

    ResponderExcluir
  14. Ameiiii oo livrooo!!!!!
    Apenas li o livro por causa desse comentario bem feitoo!!!!

    ResponderExcluir
  15. ei alguem pode me dar o resumo desse texto ''resumo'' > caracteristica fisica e pscologico dos personagens..dpois tempo espaço e enredo...dpois uma narrativa o climax e o desfecho final...se alguem me flara tudo issu...POO eu nao sei como agradecer. !!
    OBG

    ResponderExcluir
  16. desculpa tivi que escrever correndo ¬¬

    ResponderExcluir
  17. Valeu !!! MARLI por postar um resumo
    nota 10 obrigado ... bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá meu nome é Larissa Gabrieli - Escola Contec - Vila Velha - ES

    O livro é de fácil leitura, linguagem de excepsional compreensão.
    Ana Pedro não é enjoativo de ser lido, um ótimo conto que retrata uma sociedade preconceituosa com a mulher .
    Adorei o livro !
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Fiz meu resumo so que não terminei espero que gostem.

    Em um belo dia na praia Ana vê um menino de longe e sua amiga Malu fala que ele parece com um primo dela Ana curiosa pra saber quem era, perguntou onde ele morava e Malu passou o endereço dele para Ana , Ana mandou uma carta pro certo menino que era Pedro quando Pedro recebeu a carta já quis responder na mesma hora e achando que Ana queria namorar com Pedro então ele mandou a carta para ela perguntando se tinha namorado e etc. Ana ficou muito assustada com a carta de Pedro do que ela leu na Carta , depois de um tempo ela manda uma carta pra ele falando que ela só queria ser amigo dele mas ele não acreditava nela achando que era uma amigo dele fazendo brincadeirinha com ele mas claro não era nada disso , e ele mandou uma carta pra ele perguntando se era algum amigo dele fazendo brincadeirinha com ele.

    Ana respondeu a carta dele que não era nada disso do que ele estava pensando , depois de dias eles trocando carta um para o outro Ana falou sobre o que ela gostava de fazer ,Colecionar lápis, cartas e etc. Pedro era fanático pelo seu time depois que ele mandou a carta para Ana falando que ele sobre seu time , ela também começou a torcer pelo mesmo time do que Pedro .

    Depois de uma ano trocando cartas a vontade de se conhecer e muito grande ate combinaram que roupa iam usar para ser conhecer , nisso Pedro tem a idéia de tentar conhecer Ana só que não da certo .

    ResponderExcluir
  20. Ainda falta muita coisa pra ele ficar perfeito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo! estou fazendo o resumo deste livro é o meu já está incluindo muuuito mais coiisas , tem que dar mais informação! como se as palavras estivessem saindo da sua boca, só que estão escritas no papel!

      Excluir
  21. To visitando o blog todo dia pra ver quem gostou do meu resumo vo postar ele completo e tirando os erros ainda hj.

    OBS: tenho 13 anos

    ResponderExcluir
  22. esse livro é ótimo, eu quero um Pedro pra mim ! comofas ? shauhaus

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. bem eu li o livro pra uma prova de literatura,achei ele super intereçante.
    Achei legal o modo deles se comunicar,poq mesmo com a existencia de telefone internet eles insistem a usar as cartas.Eu ainda quero passar por um digamos romance igual ao deles.
    parabens pelo livro espetacular.:*

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei curiosa para ler este livro, pelo resumo ele deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  27. o livro é perfeitamente perfeito
    já li 4 vezes
    e continuo apaixonada por ele !

    ResponderExcluir
  28. eu nao emtemdi nada pra que ese livro eu temnho mais e eo qe que tem pow affz uma menina que sivesti de menino isso e loucura pow nem emtamdi ne uma pagina dele kk mais e bom dele i emuito bom isso que e livro alem do livro na vida real em cina anois

    ResponderExcluir
  29. graças ao seu resumo eu consegui fazer um trabalhode redação muito obrigada

    ResponderExcluir
  30. eu simplesmente AMO ana e pedro.
    é um dos meus livros preferidos, pois parece muito com a minha historia com uma pessoa ali.Bom, como voce disse hoje conhecemos novas pessoas pela internet, e foi assim comigo. Eu adorei seu resumo, até fiz um parecido para um trabalho da escola. bjs caroline :*

    ResponderExcluir
  31. como é bom ver q vc naum foi a unica pessoa a ler e a gostar do livro..adorei a postagem, me ajudou muito a encontrar palavras pra fazer meu resumo..
    peguei o livro na biblioteca pq li diario do outro do mesmo autor desse..gostei muito..valeu apena..

    ResponderExcluir
  32. Quando foi proposto publicar meu livro lido, não imaginei que receberia algum comentário se quer..
    Valeu mesmo galera! Principalmente pelos elogios agradeço muito :D
    Beijos pra vocês ;*

    ResponderExcluir
  33. Que dia foi o ultima carta que a ana enviou para o pedrooo!!!! eu estou fazendo um livro sobre ana e pedro cartas e eu não tenho o livro pedi emprestado mas não lembro o dia em que a ana disse:
    "Pedro.
    Você continua com a mão no queixo?"

    so lembro do ano 1990.

    ResponderExcluir
  34. nossa eu adorei Ana e Pedro e minha filha tem treze anos e tb já leu pena que não teve seqüência.mais sempre tive vontade de cumprimentar os escritores pelo lindo presente que foi esse livro em minha vida.

    ResponderExcluir
  35. Nossa.. ameeei o livro. Essa já é a segunda vez que tive a oportunidade de lê-lo. Gosto muito de histórias de romance, e essa é muitoo boa. Na verdade tenho um trabalho pra fazer no meu colégio, e escolhi fazê-lo sobre este livro. Fico muito feliz em ver que mais pessoas gostaram de lê-lo também.
    E.. se você ainda não leu, vale apena ler pois é um livro muito diferente e envolvente... daqueles que você começa a ler e não para de ler até que tenha acabado.

    RESPOSTA A UM DOS COMENTÁRIOS ANTERIORES: Ana T. escreveu " Pedro,
    me conta: você continua com a mão no queixo ?" no dia 20 de janeiro de 1990. =D

    Camila M. S.

    ResponderExcluir
  36. Nossa esse livro e muiito bom!!

    Ameii esse livro,li pela 1 primeira vez,e acheii muiito bom!!

    Minha colega e eu amamos muito esse livro....

    Bjss

    ResponderExcluir
  37. Li... e ameii.. o guardo ate hj! o melhor de todos!

    ResponderExcluir
  38. Eu li esse livro quando tinha 17 anos, hoje tenho 27! Tenho ele guardado até hoje; recusei a minha irmã a ter que devolvê-lo na Biblioteca de sua escola! Assim que terminei o antigo 2º grau o livro me inspirou a escrever cartas para os amigos e assim manter contato! Em 2002 eu estava numa escola da Marinha em Fortaleza e a comunicação mais simples e barata era através das cartas, e assim durou todo aquele ano! Por coincidência, tinha uma editora do lado do quartel e eu achei um livro novinho e mandei de presente pra uma amiga que tinha se apaixonado pela história! Eu já nem sei quantas vezes eu li esse livro! Pra mim, é um dos melhores!

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaal! realmente tem livro que meche com a nossa historia! tenho 12 anos é tambem espero lembrar deste livro o resto da minha vida!Bju é muita ternura da Milla!

      Excluir
  39. minha professora pediu que todos os alunos da sala comprasem livro lemos todos juntos todo mundo adorou é um romance otimo parabéns quem fez

    ResponderExcluir
  40. eu gostei muito desse livro, eu achei ele um massimo que e uma linda estória de amor, eu li ele na sala de aula e agora eu leio ele todo o dia que eu puder.
    e uma forma de amor muito linda, que poderia de ser um exemplo para todos que estao apaixonados

    ResponderExcluir
  41. Olá me chamo Ana e adoro ler ! Amei esse livro e gostaria muito de poder reescrevelo só que de uma forma bem diferente ! Iria abordar o mesmo tema e os mesmo personagens pois já faz tanto tempo ! Na escola que eu estudo só tem 1 desse ! Me mandem respostas viuu !!!! Estou aguardando !

    ResponderExcluir
  42. amei esse livro eu li todo ele e fiz o resumo para a professora de portugues.

    ResponderExcluir
  43. Estou com 30 anos e há uns 15 anos atrás (podemos pular essa parte) li esse livro.

    Adorei! Recomendo a todos que posso, adultos e crianças.

    Livro inesquecível.

    ResponderExcluir
  44. O livro fala sobre um carinho que tanto Ana com Pedro sentem. Pedro demonstra esse carinho de uma forma mais poetica, mais formal, já Ana tem um jeito mais solto de escrever as cartas. O modo como os dois se expressam é completamente deiferente, porém o que demostra para Ana Tanto quanto para Pedro é o mesmo. Otímo livro. Eu recomendo. Li muito tempo, mas sinto com se tivesse lido ontem. De tão inesquecível.

    ResponderExcluir
  45. eu kero todo o resumo desse livrooo.açguem podi mi passar

    ResponderExcluir
  46. esse livro e muito otimo pois nao faz nois esquecermos das cartas pois isso e bom pra caranba

    ResponderExcluir
  47. GOSTEI MUITO DA HISTÓRIA DE ANA E PEDRO !!MAS ACHO QUI TINHA QUI TER FINAL MELHOR..
    PQ FIKOU COM UM FINAL SEM SENTIDOO!!

    ResponderExcluir
  48. Pessoal,
    Em geral gostei muito do livro, mas eu gostaria de saber Pedro vai para Sampa visitar Ana ou acontece algo e ele não vai?
    Fiquei na dúvida...

    favor responder,
    um abraço
    Laura.T

    ResponderExcluir
  49. Que legal. Eu li este livro se não me engano quando cursava 3 série do ensino fundamental, por volta de 1998...hoje, relembrando da história dele...resolvi procurar na net sobre e encontrei esses importantes comentários sobre a obra. Inclusive lembro que Pedro torcia pro mesmo time que eu, o Atletico - MG ;) Vou procurar saber onde encontro, vou re-ler :_) indico para quem ainda não leu.

    ResponderExcluir
  50. ja li o livro(a professora de literatura pediu,e vou fazer uma prova sobre ele dia 27/03/2012,acho q vou me sair bem,pq gostei do livro),é interessante,depois vou ler os outros de vivina e ronald

    ResponderExcluir
  51. gostei muito do livro ta de parabens ,na verdade gostei muito do resumo....minha profesora mandou eu ler para fazer a prova ...mas nao deu tempo entao eu entrei nesse saite conheci um poucou dessa historia tao remendada!!nada+e nada _que eu 7,6 valendo 8,0....

    ResponderExcluir
  52. sacanagem eles n se encontrarem na historia do livro né ???

    ResponderExcluir
  53. o que pedro responde na primeira carta para ana t

    ResponderExcluir
  54. eu ame este livro meus parabens

    ResponderExcluir
  55. Estefânia ( Fani )
    As cartas foram praticamente elogios , acho que se alguém me mandar alguma carta assim , que nem Pedro ( Comentários rápidos de mais ) viraria uma avestruz , cavar um buraco no chão e enfiar minha cara lá dentro ...

    ResponderExcluir
  56. Peguei esse livro pra ler na escola pra fazer uma prova adorei primeiro peguei so pq tem o meu nome neh Ana e tambem pq eu adoro romance amei o livro mais como ele e velho estava com as pg. arrancadas e nao deu pra mim ler o final =(

    ResponderExcluir
  57. Apesar desse blog estar sem atualizações pelo fato de que os alunos não são mais meus , fico feliz de ver que ele continua sendo útil . Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  58. Gostei muito desse livro conheci ele na escola em um trabalho de portugues mostra a paixao de dois adolecentes fiquei muito triste quando vi que o pai de ana morre achei esse livro muito bonito e uma historia de amor linda

    ResponderExcluir
  59. Adorei muito obrigado por me ajuda com esse resumo maravilhoso >><<

    ResponderExcluir
  60. pau na tua buceta sua vadia

    ResponderExcluir
  61. marli chupadora de pau, vadia, prostituta de merda, maloqueira que mora em um chiqueiro de merda, vai se fuder sua filha da puta, eu procurei um resumo e vc me deu um comentário!

    ResponderExcluir
  62. Isso ai é um resumo....
    tá mais para comentario...

    ResponderExcluir
  63. taniavidal85@hotmail.com8 de fevereiro de 2013 às 18:33

    Foi o primeiro livro que eu li, e que me fez apaixonar por essa história. Me lembro que peguei este livro na biblioteca da escola na qual eu estudava, eu era apenas uma criança não me lembro da minha idade exata na época...mas quero muito relembrar!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa que legal eu tambem li esse livro faz pouco tempo para um trabalho de escola !!

      Excluir
  64. ola amei o livro , ele e muito legal alem disso estou fazendo um trabalho dele dsenvolvendo varias atividades legais sobre o livro , apesar disso se vc tiver lido o livro com muita atençao ele mostra coisas legais para aprender , alem disso ja li varios livros de viviana exemplo : meu dente caiu!
    pense para vcs ver esse livro mostra a higiene e importancia dos dente ...
    muito obrigada eu amei
    S2

    ResponderExcluir
  65. PROFESSORA EU PRECISAVA DE UMA RESUMO DA SUA VIDA PQ ESTOU FAZENDO TRABALHO E NAO TENHO O LIVRO EM CASA COMO ESTOU DE FERIAS NAO POSSO PEGAR O LIVRO NA ESCOLA SERA QUE TINHA PROBLEMA SE NAO TIVER ME RESPONDE PORFVOR É URGENTE!

    ResponderExcluir
  66. esse livro é muito bom foi realmente um dos melhores que já li !!

    ResponderExcluir
  67. amei o livro e seus autores!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  68. no livro Ana e Pedro eu me diverti lendo ,pois a historia romântica me comoveu!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  69. nossa que legal eu também li esse livro faz pouco tempo para um trabalho de escola !!

    ResponderExcluir
  70. Minha filhinha de apenas 6 anos de idade escolheu este livro em uma bilblioteca p/ lermos juntas.Ela está amando a história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Depois ajude ela dar sua opiniáo aqui no blog. Abraco!

      Excluir
  71. olá ah ultima carta éh escrita por que ?

    ResponderExcluir
  72. Olá, na obra de Ana e Pedro, no livro não tem uma descrição objetiva das personagens, como poderia descreve- los?
    Por favor me ajudem estou precisando, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  73. Li este livro a muito tempo atrás e nunca me esqueci da Ana Ternura

    ResponderExcluir
  74. Cara amiga Vivina de Assis Viana,
    Lembra-se de mim? Sou seufiel leitor e amigo de suas belas crônica e textos publicados no jornal Estado de Minas. Tenho um site no Recanto das Letras: www.robertogoncalves.prosaeverso.net
    Certa vez, a Raíssa, minha lhe escreveu uma carta, e você respondeu com uma bela crônica: "Carta escrita a lápis." Lembra-se.
    O meu e-mail: robertogoncalves547@gmil.com
    Abraços carinhosos para você e família.
    Roberto Gonçalvews

    ResponderExcluir
  75. Colegas, boa noite. Preciso de uma ajuda. A escola do meu filho pediu a leitura desse livro, que pelo que vejo,sera excelente pra ele! Acontece, que eu tenho a 7º edição. A escola pediu a 30º. Desculpem minha ignorância, mas há alguma diferença na história? Grata.

    ResponderExcluir
  76. muito bom me ajudou muito,e vocês podem fazer o resumo do livro contos ecológicos por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  77. Tive a grata alegria de conhecer a escritora Vivina de Assis Viana, que ocupava uma coluna no jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte,MG. A amizade se estendeu através de cartas, o que me deixou muito feliz. Tenho alguns de seus livros, autografados. Seja feliz cara amiga Vivina. Abraços nossos, com saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto! Isso é muito bacana! Faz muito tempo que esse blog não está ativo porque serviu para uma turma minha em 2009. No entanto essa postagem continua curiosamente bombando. A própria Vivina encontrou essa publicação através do Google e foi assim que tivemos contato. Que bom ver que as sementes continuam dando frutos. Abraço!

      Excluir
  78. O livro é delicioso. Fui transportada para o meu tempo de namoro e noivado quando me correspondia com o meu Pedro. Não sou a Ana, mas o final que desenhei para essa história é a que estou vivendo hoje: quase bodas de prata.
    Superrecomendo.

    ResponderExcluir